O Uranux foi desenvolvido sobre uma plataforma ERP nativa, com elevado grau de parametrização. Dessa forma, a inclusão ou alteração de módulos, entidades de negócio do usuário e seus atributos são realizados de forma simples e rápida, facilitando sua customização e atendendo as necessidades de cada cliente, com suas especificidades, de forma mais eficiente.
A arquitetura de software do Uranux é constituída pelos seguintes componentes:
-
Aplicação web:
-
- Desenvolvida para oferecer robustez, segurança e elevada disponibilidade, pode ser acessada tanto pela estação de trabalho fixa, como pelo dispositivo móvel.
- A primeira questão técnica levantada em toda aplicação é: “Qual é a framework utilizada pela solução?”.
Resposta curta: nenhuma.
Resposta longa: nós acreditamos que boa parte das frameworks inclui grandes quantidades de código que sobrecarregam os recursos de hardware dos servidores (nossos – tecnologia php), bem como os dos clientes (usuários – tecnologia javascript), sem acrescentar necessariamente benefícios na mesma medida. Por essa razão, optamos por desenvolver a partir do zero ou “from the scratch” a maior parte do nosso código, especialmente no que tange a tecnologia javascript, em que utilizamos “javascript puro”, também conhecido como vanilla, por acreditarmos ser este fator um diferencial competitivo importante, pois o sistema resultante pode ser acessado por estações de trabalho que não suportariam sistemas que utilizam frameworks javascript proprietárias.
Concessões foram feitas na tecnologia php, pontualmente nos seguintes casos:-
- a camada de persistência utiliza o Object Relational Mapping (ORM) Doctrine;
- a emissão de Nota Fiscal Eletrônica utiliza a SPED-NFE;
- a emissão de documentos PDF utiliza a framework DomPDF.
-
- Outra questão normalmente abordada aqui é o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados utilizado. Optamos pelo PostgreSQL, por julgarmos ser o mais robusto e eficiente dentre as opções existentes. Em meio a grande quantidade de informações e opiniões nesse aspecto existente na web, destacamos o artigo “Soluções que usam PostgreSQL“.
-
-
Aplicativo de celular:
- Disponível até o presente momento apenas para Android, oferece ao funcionário de campo uma ferramenta para fotografar e registrar comentários e a localização dos pontos de serviço atendidos em tempo real, enviando essas informações para o servidor central, a partir do qual outros funcionários podem acompanhar o seu andamento.
- É instalada a partir do servidor do Uranux, não estando disponível no Google Play Store.
-
Aplicações de interface com os sistemas bancários:
- Desenvolvidas com a linguagem de programação Java, sendo utilizada para comunicação com os sistemas bancários, dentre os quais o WebTA, do Bradesco.