Arquitetura de Software

A Arquitetura de software do Uranux é assim constituída:

Aplicação web

  • Desenvolvida para oferecer robustez, segurança e elevada disponibilidade. Pode ser acessada tanto pela estação de trabalho fixa, como pelo dispositivo móvel.
  • A primeira questão técnica levantada é: “Qual é a framework utilizada pela solução?”.

    Resposta curta: nenhuma.
    Resposta longa: nós avaliamos que boa parte das frameworks inclui grandes quantidades de código que sobrecarregam os recursos de hardware dos servidores (nossos – tecnologia php), bem como os dos clientes (usuários – tecnologia javascript), sem acrescentar necessariamente benefícios na mesma medida. Por essa razão, optamos por desenvolver a partir do zero ou “from the scratch” a maior parte do nosso código, especialmente no que tange a tecnologia javascript, em que utilizamos “javascript puro”, também conhecido como vanilla, por acreditarmos ser este fator um diferencial competitivo importante, pois o sistema resultante apresenta desempenho sensivelmente superior, podendo mesmo ser acessado por estações de trabalho relativamente defasadas, que não suportariam sistemas que utilizam frameworks javascript proprietárias.
    Concessões foram feitas na tecnologia php, pontualmente nos seguintes casos:

    Camada de persistência de dados

    Utiliza o Object Relational Mapping (ORM) Doctrine;

    Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

    Utiliza a SPED-NFE;

    Emissão de documentos PDF

    Utiliza a framework DomPDF.

  • Outra questão normalmente abordada aqui é quanto ao Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados utilizado. Optamos pelo PostgreSQL, por julgarmos ser o mais robusto e eficiente dentre as opções existentes, especialmente devido ao seu suporte para funções geográficas, necessário à
    Integração com o Google Geolocation. Em meio a grande quantidade de informações e opiniões existentes na web nesse aspecto, destacamos o artigo Soluções que usam PostgreSQL, que amplia essa análise.

Aplicativo de celular UranuxApp:
UranuxApp

  • Disponível até o presente momento apenas para Android. Oferece ao funcionário de campo ferramenta para fotografar e registrar comentários e a localização dos pontos de serviço atendidos em tempo real. As informações são enviadas para o servidor central, a partir do qual outros funcionários podem acompanhar o seu andamento.
  • É instalada a partir do servidor do Uranux, não estando disponível no Google Play Store.

Aplicações de interface com os sistemas bancários

  • Desenvolvidas com a linguagem de programação Java. São utilizadas para comunicação com os sistemas bancários, dentre os quais o WebTA, do Bradesco.

Um comentário em “Arquitetura de Software

  1. Pingback:Mergulhando um pouco mais em javascript - Uranux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *